A Apple lançou esta semana a versão beta do iOS 10, que será lançada oficialmente em setembro. Neste momento o iOS 10 ainda se encontra em desenvolvimento, por esse motivo está disponível apenas para utilizadores que tenham a conta “Developer”.

Com esta versão, a Apple pretende optimizar o modo como os utilizadores comunicam entre si e com a tecnologia. Apresentando uma Siri mais poderosa, uma nova aplicação de mensagens e todo um conjunto de emojis repensado, que será transversal a todos os dispositivos Apple.

A actualização de alguns ícones e a apresentação de novos, passa por uma estratégia da Apple para diversificar as situações em que os utilizadores podem usar os emojis, pois essa é sua principal lacuna. A partir de setembro já será possível encontrar género feminino representado nas profissões mais banais como polícias ou desportistas. A constituição do agregado familiar também compõe o novo leque de emojis, que agora representa pais e mães solteiras, ou mesmo casais do mesmo sexo com os seus filhos.

Novos géneros nos emojis
Novos géneros nos emojis

Também devido ao historial de episódios trágicos com armas nos Estados Unidos, a Apple decidiu substitui o emoji de um revolver por uma pistola de água.

Revolver atualizado para pistola de água
Revolver atualizado para pistola de água

Seguindo a estratégia de diversificação, a Apple decidiu adotar a bandeira arco-íris na secção de bandeiras dos emojis.

Nova bandeira arco-íris
Nova bandeira arco-íris

Mas para além de emojis com uma preocupação social, também surgem ícones para novos gestos e atividades. Isto está relacionado com uma nova característica que a Apple vai lançar para a escrita de mensagens, chamada Emojify.

O Emojify trata-se de uma opção que quando ativa, evidencia as palavras que poderão ser trocadas pelo seu emoji equivalente. Para efectuar essa troca, basta o utilizador dar um toque em cima dessas palavras, e automaticamente o iOS irá fazer essa substituição.

O novo iOS está agendado para setembro, altura em que a Apple deverá apresentar também o seu novo iPhone 7 no evento de lançamento da marca agendado para esse mês. São esperadas também novidades nos iPads e na linha de computador Macbook que há mais de um ano, não sofre qualquer atualização.