Na passada semana a empresa Moon Express conseguiu, finalmente, o desembargo do seu projeto de viagens comerciais à lua, com a aprovação de entidades como a Administração Federal de Aviação, a Casa Branca, Departamento de Estado dos EUA e NASA. Tornando-se, assim, a primeira empresa privada com permissão para “sair deste mundo”. A sua primeira viagem está prevista já para o próximo ano.

nave espacial
Montagem criada pela moon express, onde figura a nave espacial que criaram. Fotografia: www.moonexpress.com

Com o aval de todas estas entidades, o Moon Express 2017 estabelece um importante precedente para a exploração do espaço pelo setor privado, abrindo portas a empreendimentos comerciais  que expandirão a esfera económica do globo terrestre, assim como possíveis avanços tecnológicos e científicos:

“A recente descoberta de água na lua é um ponto de viragem para o futuro da humanidade. A água é o combustível do sistema solar, e a lua tornou-se um posto de gasolina no céu.”
Bob Richards – Co-fundador e CEO da Moon Express

Bob Richards
Bob Richards, co-fundador e CEO da Moon Express. Fotografia: www.moonexpress.com

Naveen Jain, co-fundador e presidente desta empresa, diz que o céu não é o limite para o Moon Express, mas sim uma base de lançamento, e que viajar no espaço é o único caminho a seguir para assegurar a nossa sobrevivência e criar um futuro sem limites para as gerações futuras. Para já, pretende-se fazer uma recolha de recursos preciosos tais como metais e pedras lunares. Este acredita, tal como o seu parceiro de negócios Bob Richards, que dentro de 15 anos, a lua será parte da economia da terra e a nossa potencial segunda casa.

Naveen Jain
Naveen Jain, co-fundador e presidente da Moon Express. Fotografia: www.moonexpress.com

A Moon Express procura, agora, um reforço de pessoas competentes – engenheiros e analistas – que possam colaborar no seu projeto sediado na Florida, Estados Unidos da América.

Os Fundadores

A Moon Express foi fundada em 2010 pelo visionário espacial Dr. Bob Richards, por Neveen Jain, um empreendedor bilionário e o guru da tecnologia espacial Dr. Barney Pell, com o comum objetivo de se posicionarem na linha da frente da exploração espacial a nível comercial e de inovação. O desenvolvimento inovador da sua nave espacial robótica e escalonável permitirá  uma redução radical do custo da exploração espacial – levantando o véu sobre os mistérios que cercam a lua e desbloqueando recursos que podem ser usados para benefício da terra e da humanidade.

(via Moon Express)