A Google acaba de lançar a sua nova aplicação para video-chamadas entre duas pessoas, que promete destronar o Skype e o Facetime em pouco tempo.

O Google Duo permite a comunicação visual de maneira mais rápida, independentemente do tipo de dispositivo móvel e da qualidade da ligação à internet. A mais recente aplicação lançada pelo gigante das pesquisas está disponível para Android e iOS.

E desengane-se quem pensa que para usufruir do Duo precisa de estar associado a uma conta Gmail. A aplicação está  interligada ao número de telefone do utilizador para que este possa aceder diretamente aos seus contactos e efetuar a chamada em poucos cliques.

Uma das grandes novidades associadas a este lançamento é o “Knock Knock”. Através desta funcionalidade é possível ver previamente em video a pessoa que está a ligar do outro lado, mesmo antes de atender a chamada. O objetivo é que o recetor perceba o motivo da chamada no ecrã de bloqueio do telefone, antes de a atender. Esta novidade só se aplica à lista de contactos do telemóvel e pode ser desativada assim que o utilizador o entender.

Lançamento Google Duo
Lançamento Google Duo

Durante a apresentação da app, a tecnológica de Mountain View realçou ainda a qualidade do video transmitido que se adapta automaticamente à resolução do dispositivo e à velocidade da ligação da internet sem perder a sincronização entre o som e a imagem. A empresa assegura que as video-chamadas feitas na app serão totalmente encriptadas de forma a garantir a segurança de todos os seus utilizadores e que não será possível fazer chamadas em grupo.

O Google Duo destaca-se pela sua simplicidade. Não existem grandes extras ou funcionalidades avançadas. Com apenas um toque, o interface coloca o video em destaque e permite efetuar uma chamada em segundos.

A app é gratuita e vai estar disponível brevemente em Portugal para Android e iOS.