Os videos 360º são um tipo de conteúdo onde por vezes se torna difícil captar a atenção dos utilizadores nos momentos certos, devido à sua extensão. De forma a resolver esta questão, o Facebook acaba de apresentar duas novas ferramentas destinadas a quem edita este tipo de publicações.

A primeira é a Guia que permite destacar os pontos mais interessantes de um video antes de este ser publicado. Ao contrário dos videos normais, os utilizadores têm de interagir com os videos de 360º, e muitas vezes não sabem por onde seguir e o que fazer. Quando esta guia – que aparece em forma de um símbolo circular do lado direito – é ativada, o utilizador será automaticamente redirecionado para as partes do video em destaque. Esta funcionalidade é ativada por defeito, mas se os utilizadores preferirem mover o video à sua vontade também o poderão fazer.

Video 360 facebook
Video 360 facebook

Para além da guia, o Facebook também lançou o heatmap, uma nova ferramenta de análise disponível para videos de 360º que tenham mais de 5o,ooo visualizações. Através do heatmap será possível saber quais os elementos que mereceram maior interesse por parte dos utilizadores. Estes pontos serão destacados no “mapa do calor” com as cores mais quentes.

Para além disso, são geradas outras estatísticas mais detalhas que permitem acompanhar com maior exatidão a forma como os utilizadores estão a interagir, tais como os dados demográficos da audiência e o número de visualizações obtido através de partilhas.

Video 360 facebook
Video 360 facebook

O Facebook também irá disponibilizar novas ferramentas de análise para os lives, que irão permitir saber quais as partes que conseguem gerar  mais comentários, reações e likes. Algumas destas métricas podem parecer um pouco assustadoras uma vez que o Facebook consegue saber exatamente onde, quando e como os utilizadores estão a consumir os videos.

Uma vez que os videos são atualmente o conteúdo rei do facebook, estas ferramentas começam a ser cada vez mais importantes para as pessoas que os publicam.